Saturday, December 23, 2006
Multiplicar Amor
Que nossas mãos possam ser portadoras de paz..
De afagos..
De carinho...
Que escorra delas os mais límpidos sentimentos..
de bálsamos..
de alívio..
de força..
de luz...
Que possam ser espraiados na terra árida..
fazendo germinar o amor entre as pessoas..
Multiplicando cada melhor essência de nós..
Fazendo-nos fortes ao meio à tempestade..
Deixando-nos ver o sol que nasce..
Que rompe a noite..
Que se faz dia..
Que se faz belo..
Que se faz vida!
Que se chama amor...
(Jane Lagares)
Friday, December 15, 2006
XXII SEMANA

XXII SEMANA
Sunday, December 10, 2006
UM NATAL DIFERENTE - Letícia Thompson

Natal não é igual pra todo mundo. Para alguns, o Natal é diferente: não há ceias, não há músicas, não há presentes. Há sim, esperança nos olhos e dor no coração; há barriga vazia, há frio, há solidão.
Não podemos fechar os olhos ao que se passa e não podemos resolver todos os problemas do mundo. Mas podemos alcançar o que está próximo.
A menos que tenhamos um coração vazio, sempre haverá algo que podemos oferecer. Olhe ao seu redor e encontre alguém que nada tem a ver com você ou sua família, mas que precisa de algo nesse Natal: leve, então, um pouco de paz, leve amor, leve palavras e, se for necessário, um alimento.
Se cada um de nós, nada tendo, pudesse ainda compartilhar, o Natal teria mais luzes, mais rostos alegres, mais músicas e mais esperança.
Jesus nasceu para nos unir. E quando dizemos que Natal é festa da família, não significa que devemos estar entre os nossos. Me vem agora à cabeça a pergunta de Jesus sobre a qual todos deveríamos refletir: "Quem é seu próximo?"
Meu próximo é todo aquele que meu coração pode alcançar.
Jesus está presente em todo ato de amor, de partilha, pois que a maior prova do amor de Deus foi nos entregando o que Ele tinha de mais puro e sagrado para que todos nos tornássemos filhos. E se todos somos filhos, todos somos irmãos.
Seja você o Anjo que veio trazer a Boa Nova a pelo menos um coração.
Assim fazendo, nesse Natal você vai estar tornando alguém feliz, mas, além disso, vai estar sendo acolhido, uma vez mais, nos braços de Deus. Talvez o mundo se esqueça de você no futuro, mas Deus nunca se esquecerá!
Um maravilhoso Natal!!!
XXI SEMANA

XXI SEMANA
Sunday, December 03, 2006
XX SEMANA

Saturday, November 25, 2006
XIX SEMANA

Esta semana foi uma caminhada reflexiva voltada especificamente ao mapa conceitual do PA. Interessante e curioso, foram os reflexos obtidos da análise em relação ao trabalho que está sendo desenvolvido. Como eu costumo dizer...o mapa conceitual é um" Raio X" pois, esta atividade apresenta um percurso do pensamento oferecendo ao mesmo tempo uma reflexão da caminhada percorrida, é como se a gente estivesse se vendo, um espelho que reflete nossas ações, nossas buscas, nosso desenvolvimento, enfim, uma rede conceitual !
Saturday, November 18, 2006
Alternativas
" Nos esquecemos que a vida é cheia de alternativas e nos bloqueamos diante do primeiro muro. Precisaremos primeiro estar cegos para que possamos desenvolver nossos outros sentidos? Será necessário perder o uso das pernas para se fazer uso das mãos e da mente? "Este é um trecho da apresentação que você poderá assistir e que aliás nos faz refletir muito sobre nosso mundo, principalmente sobre nossa vida!
Alternativas.pps
XVIII SEMANA

Friday, November 10, 2006
XVII SEMANA

XVII SEMANA
Friday, November 03, 2006
XVI SEMANA

Sunday, October 29, 2006
XV SEMANA
XV SEMANA Momento de parar e refletir sobre alguns “passos” dados e outros à serem iniciados. Quando vi a atividade para ser realizada como auto-avaliação procurei fazer uma retrospectiva, o que foi muito válido, pois parei e refleti sobre minha própria construção o que é extremamente importante.Neste caminho encontrei aspectos relevantes que indicavam minha progressão, onde caía e levantava várias vezes.Hoje percebo que minha caminhada foi produtiva pois muitas coisas que achava ser de um jeito passou a ser de outro, como exemplo os projetos que eu desenvolvia na escola(ver na minha página). Não só os mesmos mas os próprios conceitos que tinha "armazenado". Também foi uma semana gostosa devido alguns recursos que experimentei.Às vezes, caminhar e olhar para trás é necessário! Saturday, October 28, 2006
Monday, October 23, 2006
Saturday, October 21, 2006
XIV SEMANA
XIV SEMANA Esta semana foi de organização e de visitas nos fóruns. Ajustei meu material todo do curso em uma pasta com divisões dos proas, textos de apoio, textos do projeto, agendas, módulos, etc...Até quinta-feira estava convicta de algumas produções realizadas, na sexta-feira estava atenta ao I Encontro do Eproinfo, que por sinal foi muito rico! Acompanhando as falas dos profissionais me surpreendi em determinado momento recebendo um "balde de água fria na cabeça". A professora Beatriz estava falando sobre PA e de repente cita um exemplo(projeto papagaio) que não sabia se era o que eu estava participando ou de outra turma, ok. Foi aí que fiquei fazendo voltas com meu pensamento pois, ela comentou que o assunto era interessante mas o projeto tinha fornecido "quase nada" sobre a fala do papagaio(essas são minhas palavras), ou seja, o projeto estava dando informações sobre alimentação, hábitos, etc...mas a fala do papagaio que era bom, nada! Então fiquei pensando...pensando...puxa! Pesquisei tanto, fui atrás de livros, revistas, professores na Universidade, apresentamos links interessantes, tantas coisas bacanas, mas e a fala?? Querendo me convencer justifiquei a mim mesma que o que tinha encontrado era repetitivo em todos os focos investigados, estava no limite da pesquisa e que, este processo devería receber importância. Talvez continue justificando mas no fundo sei que ela está com a razão, porém ainda penso que nossa página contêm muitas informações(gerais) sobre os papagaios e que realmente está bacana apenas precisando de alguns "ajustes" e definições em relação à página. Tenho que admitir que esta fala da professora me desconcertou mas não me desanimou em relação a coerência do processo. E para fechar a semana com uma certa satisfação o proa 04 trouxe-me esclarecimentos e apoio, o que me fez sentir que o meu caminho estava recebendo "reparos" para terminar esta viagem com segurança.Saturday, October 14, 2006
XIII SEMANA
Thursday, October 12, 2006
FELIZ DIA DO PROFESSOR!
(autor desconhecido)
Saturday, October 07, 2006
MINHA PÁGINA
Frases e Citações sobre Aprendizado
Curiosidades
Tipos de Inteligência
Alimentando a Consciência
Proposta Curricular!Uma revolução na escola
Ser Aluno Aprendiz é
Experiências
Como surgiu o Dia do Professor
Para Pensar a Educação do Futuro
Professor Articulador e Professor Orientador
Ação e Reflexão
Troca de Raciocínio
Mudanças
Biografias
Aprendizagem
Projetos que desenvolvi na Escola
XII SEMANA
XII SEMANAOlá!
Friday, September 29, 2006
XI SEMANA

XI SEMANA
Sunday, September 24, 2006
X SEMANA
X SEMANASaturday, September 16, 2006
AVISO
IX SEMANA
IX SEMANAFriday, September 08, 2006
VIII SEMANA
VIII SEMANA Saturday, September 02, 2006
VII SEMANA

VII SEMANA
Friday, August 25, 2006
IV SEMANA
IV SEMANA
Saturday, August 19, 2006
V SEMANA
Adaptação!
Ainda assustada com a quantidade de afazeres neste curso , percebo que minha interação e construção estão adaptando-se ao processo em relação à aprendizagem pois a psicologia genética de acordo com algumas pesquisas diz que se o indivíduo está se desenvolvendo também estará aprendendo. O texto Diferenças entre Percepção e Atividade Perceptiva coloca esta situação me fazendo ter um "olhar clínico" em relação a este processo , chamando uma atenção a mais na questão da palavra e sentido de adaptação, inteligência e aprendizagem. Realmente tudo parece ser uma adaptação.Entretanto gostaría de poder ter mais tempo para ler, pesquisar, comparar enfim, estudar com mais" tranquilidade" e, é assim que estou me sentindo, procurando situar-me neste espaço sem estar alterando meu comportamento em outros setores, como por exemplo,minha vida particular. Concordo que os compromissos e responsabilidades são gerenciadas pela própria pessoa e quando assumi outras tarefas a mesma deve ter consciência de sua "agenda"profissional e pessoal. Desta forma estou caminhando com ou sem desgaste emocional, talvez seja uma questão de "adaptação"!!!
Wednesday, August 16, 2006
Mapa Conceitual do grupo" Jeck"
Até agora...
Momento Presencial
Olá! Vamos lembrar um pouquinho desta semana?
Minha equipe Jeck apresenta:
Lista de Palavras que definem o significado de "Projeto"
interação
planejamento
trabalho
produção
pesquisa
desafio
colaboração
empatia
coletividade
arquitetar
No apanhado geral de todos os grupos, as palavras que mais apareceram foram:
1. Objetivo - 7 vezes
2. Planejamento - 6 vezes
3. Organização - 6 vezes
4. Aprendizagem - 5 vezes
5. Pesquisa - 5 vezes
6. Interação - 4 vezes
7. Colaboração - 4 vezes
8. Avaliação - 3 vezes
10. Motivação
Integrantes da equipe:
Cleusa
Elis
Jeferson
Kleder
CRTE - NRE - Londrina - Pr.
Saturday, August 12, 2006
Qual é a Mudança??
IV SEMANA
Friday, August 11, 2006
Inventário do Conhecimento
Gostaría que os colegas de curso contribuissem com algumas dicas. Portanto, dêem uma olhadinha na página e postem comentários.
Obrigada!
Wednesday, August 09, 2006
Certezas e Dúvidas
Proposta Curricular...uma “revolução” na escola
Algumas discussões, análises, parâmetros se focaram para a própria mudança, ou seja tudo que foi comentado, criticado e argumentado se voltou para o único caminho, o currículo.Relato então de uma forma sintetizada o que ocorreu no discurso das pessoas que estavam participando( Equipe de Ensino, a CRTE e Diretores).
*Plano de aula do profesor= é o planejamento , ou seja, o que organiza o ensino-aprendizado;
*Plano de Ação da Escola= organiza e articula as ações necessárias ao funcionamento do ponto de vista da gestão escolar;
*Proposta Política Pedagógica= marco situacional, conceitual e operacional, este último é o que vai instrumentalizar, fazer acontecer;
*Proposta Curricular= é o fazer acontecer o Projeto Político Pedagógico.
A construção da Proposta Curricular sugerida pela SEED contempla:
Ementa= é o que tem a ver com o tema da disciplina e com o projeto político pedagógico, por exemplo, o que os professores pensam do ensino de portugues, matemática, artes, ciências, etc...O ementário fala da realidade escolar, as metas essenciais da disciplina, os tópicos tem que estar integrados à eles mesmos.
Objetivos = tem que estar ao alcance, palpáveis.
Conteúdos = tem que ser organizados por série e por ano, pois os acontecimentos estão em constante mudanças, não é congelado.
Metodologia = vai ser o “nó” do trabalho, tem que dizer o como ele vai alcançar os objetivos que ele colocou na ementa. Precisa trazer estratégias, são as ações pedagógicas que faz com que o aluno entenda a própria realidade.
Critérios de Avaliação = que venha de encontro com todos esses aspectos, vai dizer se aconteceu ou não. É preciso que a avaliação seja formativa, qualitativa, crítica, reflexiva.
Bibliografia= o professor deve se “apoiar” naquilo que pontue, qual o documento que vai de encontro.
Enfim.... o pensamento “pedagógico’caminha nessa direção, portanto conclui-se que a Proposta Curricular não é um “documento acabado” como muitas instituições ainda pensam.
Tuesday, August 08, 2006
Ser Aluno Aprendiz é...
Sunday, August 06, 2006
Meu projeto
Experiências
III SEMANA
II SEMANA
II SEMANA
Senti uma explosão dentro de mim, pois o tempo estava curto, algumas atividades ficaram pendentes, o serviço, família e outros compromissos estavam à minha espera, tinha que familiarizar-se com as ferramentas pedagógicas, "perdida"no meio dos proas e pior...o meu PC estava dando sérios problemas(e ainda está), tendo que ir para uma LanHouse e me virar. Quanto desgaste emocional!!!
I SEMANA

I SEMANA...
Na semana presencial ao chegar em Curitiba me senti bem envolvida com tudo que estava acontecendo ao meu redor, amizades novas, aprendizagens interessantes e muito "calor humano". Ainda despercebida em relação as atividades diversas, apesar de ter recebido informações pelo professor Crediné tudo parecia caminhar sem atropelos, mas depois que a ficha caíu...
Thursday, August 03, 2006
Troca de Raciocínio
Wednesday, August 02, 2006
MUDANÇAS
Saturday, July 22, 2006
Professor articulador e Professor Orientador.
Sería uma "balança" no mesmo nível falando-se de projeto de aprendizagem?
A característica principal do articulador é ajudar a combinar objetivos, interesses e estilos de aprender dos alunos com determinadas condições curriculares e tecnologias de ensino. Tem muita semelhança com a figura do "agente do currículo" para o aluno, proposta por Gardner (1995).
O professor orientador é tanto o articulador como o especialista. Ele é o professor que vai orientar o projeto de um determinado grupo de alunos.
Thursday, July 13, 2006
Ação e Reflexão
Nas ações e reflexões que "vivenciei" e não apenas participei na quarta-feira é preciso ter opiniões flexíveis em casos que parece ser certo e inatingíveis e, que depois de analisar, conversar, trocar idéias percebemos que tudo pode mudar.
... a riqueza de uma metologia pode transformar conceitos inatingíveis.
Portanto...
Meu pensamento está registrando situações positivas e ao mesmo tempo negativas, de uma forma que acredito ser "reajustado", pois no momento em que se discutia e fazia um novo mapa conceitual referente as palavras chaves no meu grupo, me senti insatisfeita por não ter colocado a palavra flexibilidade, mas respeitei o grupo. Também não consegui alcançar o "foco" do não aceitar uma indagação lançada como questão/problema.
Entretanto, o estudo de ontem fixou tanto em mim que no caminho de volta para o hotel fiquei discutindo e argumentando com meus colegas e, quando percebi até mesmo antes de dormir ainda comentava sobre as duas situações citadas acima, porém penso que é por aí.
Sendo assim, continuemos nossa jornada...
Até mais colegas!
Tuesday, July 11, 2006
Buscando Caminhos
Mais interessante ainda é o ato de falar e fazer referindo-me ao mapa conceitual no wiki.
O falar atribuiu novos conceitos em meu pensamento alavancando diferentes idéias e, o fazer possibilitou o entender o processo de ação/reflexão. Estes dois fatores certamente enriqueceu meu conhecimento .
Cada etapa destes dois dias foram didáticos e precisos, pois a todo momento houve uma "construção" de pensamentos, opiniões e trocas dentro de um processo de ensino-aprendizagem.
Que este caminho então continue sendo "aberto"!
Até mais!
Elis Regina.






