Saturday, July 22, 2006

Professor articulador e Professor Orientador.

Vamos pensar juntos?


No texto( E o professor?), as interrelações entre o professor articulador e o professor orientador fez-me parar a leitura e tentar "equilibrá-las". Neste percurso de ensino-aprendizagem coloco as duas posições a questionar diante de uma reflexão psicológica, já que estamos envolvidos nos princípios piagetianos.
Sería uma "balança" no mesmo nível falando-se de projeto de aprendizagem?
Investigando um pouquinho...
PROFESSOR ARTICULADOR

A característica principal do articulador é ajudar a combinar objetivos, interesses e estilos de aprender dos alunos com determinadas condições curriculares e tecnologias de ensino. Tem muita semelhança com a figura do "agente do currículo" para o aluno, proposta por Gardner (1995).
PROFESSOR ORIENTADOR

O professor orientador é tanto o articulador como o especialista. Ele é o professor que vai orientar o projeto de um determinado grupo de alunos.
Seguindo este raciocínio..
Tanto o professor articulador como os professores especialistas e orientadores trabalham diretamente com os alunos, dinamizando as ações interativas que são planejadas a partir da reflexão sobre os resultados das construções anteriores.

2 comments:

Joseane Piechnicki said...

Olá Elis que bacana a investigação que você fez! Permita-me que eu puxe um gancho no meu blog. ;-)
bjos

Luciane S. Sato said...

OI, Elis,
Também achei interessante as suas reflexões sobre o papel do professor. E a sua "conclusão" é também interessante porque justamente num PA a mesma pessoa pode estar exercendo diferentes papéis, em momentos diferentes. Essa flexibilização no papel do professor é muito legal, pois já dá um "arejada" no que o ensino tradicional nos traz, não é mesmo? ;-)
Sou Luciane, sua tutora no curso. Conte comigo para o que precisar!
bjs, Lu