Hoje, dia nove do mês de agosto participei de uma Jornada Pedagógica,cujo tema me lembrou muito das nossas discussões, os assuntos eram os seguintes:Projeto Político Pedagógico ou Projeto Pedagógico? Plano de Trabalho do Docente, Plano de Ação da Escola e Proposta Curricular, que como um único tema abordou todos os outros citados.
Algumas discussões, análises, parâmetros se focaram para a própria mudança, ou seja tudo que foi comentado, criticado e argumentado se voltou para o único caminho, o currículo.Relato então de uma forma sintetizada o que ocorreu no discurso das pessoas que estavam participando( Equipe de Ensino, a CRTE e Diretores).
Algumas discussões, análises, parâmetros se focaram para a própria mudança, ou seja tudo que foi comentado, criticado e argumentado se voltou para o único caminho, o currículo.Relato então de uma forma sintetizada o que ocorreu no discurso das pessoas que estavam participando( Equipe de Ensino, a CRTE e Diretores).
*Plano de aula do profesor= é o planejamento , ou seja, o que organiza o ensino-aprendizado;
*Plano de Ação da Escola= organiza e articula as ações necessárias ao funcionamento do ponto de vista da gestão escolar;
*Proposta Política Pedagógica= marco situacional, conceitual e operacional, este último é o que vai instrumentalizar, fazer acontecer;
*Proposta Curricular= é o fazer acontecer o Projeto Político Pedagógico.
A construção da Proposta Curricular sugerida pela SEED contempla:
Ementa= é o que tem a ver com o tema da disciplina e com o projeto político pedagógico, por exemplo, o que os professores pensam do ensino de portugues, matemática, artes, ciências, etc...O ementário fala da realidade escolar, as metas essenciais da disciplina, os tópicos tem que estar integrados à eles mesmos.
Objetivos = tem que estar ao alcance, palpáveis.
Conteúdos = tem que ser organizados por série e por ano, pois os acontecimentos estão em constante mudanças, não é congelado.
Metodologia = vai ser o “nó” do trabalho, tem que dizer o como ele vai alcançar os objetivos que ele colocou na ementa. Precisa trazer estratégias, são as ações pedagógicas que faz com que o aluno entenda a própria realidade.
Critérios de Avaliação = que venha de encontro com todos esses aspectos, vai dizer se aconteceu ou não. É preciso que a avaliação seja formativa, qualitativa, crítica, reflexiva.
Bibliografia= o professor deve se “apoiar” naquilo que pontue, qual o documento que vai de encontro.
Enfim.... o pensamento “pedagógico’caminha nessa direção, portanto conclui-se que a Proposta Curricular não é um “documento acabado” como muitas instituições ainda pensam.
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