Friday, April 13, 2007

XXVII SEMANA

Chega ao término da prática de PA. na escola! Fim da prática mas o início de uma nova caminhada de metodologia inovadora, mudanças significativas e acima de tudo o respeito as necessidades próprias do educando e educador. A construção do conhecimento é coletiva e socialmente elaborada. O projeto de aprendizagem vai além dos muros da escola onde encontra-se de uma certa forma a “ecologia” do saber. A cumplicidade do processo ensino-aprendizagem fortalece a própria ação pedagógica refletindo e despertando no aluno a sua concepção crítico-reflexiva. Erros e acertos estão imbutidos em qualquer ação principalmente nas mudanças de paradigma vinculados a educação. Nesta “teia” de concepções à aprendizagem resulta transformações, que se operam nos indivíduos, a partir de ações e interações que trazem desafios, confrontos e conflitos que acabam necessitando ser superadas e para isso, implica em pensar o currículo com outras características dentro de uma rede interativa, em constante expansão.
Segundo Magdalena e Messa, 1998“este novo modelo de comunicação faz com que o cenário de aprendizagem extravase a sala de aula, rompendo as barreiras do tempo e do espaço. Contemplar a possibilidade de estabelecer interações multidirecionais, necessariamente faz com que o currículo transceda as fronteiras das grades programáticas, abrindo veios por e entre novas “janelas de conhecimento”, que se constroem além da disciplina, do horário rígido e do professor especializado”.

No comments: