Saturday, July 22, 2006

Professor articulador e Professor Orientador.

Vamos pensar juntos?


No texto( E o professor?), as interrelações entre o professor articulador e o professor orientador fez-me parar a leitura e tentar "equilibrá-las". Neste percurso de ensino-aprendizagem coloco as duas posições a questionar diante de uma reflexão psicológica, já que estamos envolvidos nos princípios piagetianos.
Sería uma "balança" no mesmo nível falando-se de projeto de aprendizagem?
Investigando um pouquinho...
PROFESSOR ARTICULADOR

A característica principal do articulador é ajudar a combinar objetivos, interesses e estilos de aprender dos alunos com determinadas condições curriculares e tecnologias de ensino. Tem muita semelhança com a figura do "agente do currículo" para o aluno, proposta por Gardner (1995).
PROFESSOR ORIENTADOR

O professor orientador é tanto o articulador como o especialista. Ele é o professor que vai orientar o projeto de um determinado grupo de alunos.
Seguindo este raciocínio..
Tanto o professor articulador como os professores especialistas e orientadores trabalham diretamente com os alunos, dinamizando as ações interativas que são planejadas a partir da reflexão sobre os resultados das construções anteriores.

Thursday, July 13, 2006

Ação e Reflexão

Penso que...

Nas ações e reflexões que "vivenciei" e não apenas participei na quarta-feira é preciso ter opiniões flexíveis em casos que parece ser certo e inatingíveis e, que depois de analisar, conversar, trocar idéias percebemos que tudo pode mudar.
... a riqueza de uma metologia pode transformar conceitos inatingíveis.

Portanto...

Meu pensamento está registrando situações positivas e ao mesmo tempo negativas, de uma forma que acredito ser "reajustado", pois no momento em que se discutia e fazia um novo mapa conceitual referente as palavras chaves no meu grupo, me senti insatisfeita por não ter colocado a palavra flexibilidade, mas respeitei o grupo. Também não consegui alcançar o "foco" do não aceitar uma indagação lançada como questão/problema.
Entretanto, o estudo de ontem fixou tanto em mim que no caminho de volta para o hotel fiquei discutindo e argumentando com meus colegas e, quando percebi até mesmo antes de dormir ainda comentava sobre as duas situações citadas acima, porém penso que é por aí.
Sendo assim, continuemos nossa jornada...
Até mais colegas!


Tuesday, July 11, 2006

Buscando Caminhos

Estimáveis Colegas!!

Momentos curiosos e interessantes estão acontecendo nesta "jornada". Curiosos porque o primeiro dia à todo instante me senti instigada ao querer aprender , e interessante porque percebi que certas coisas são necessárias se passar por um processo de "empatia".
Mais interessante ainda é o ato de falar e fazer referindo-me ao mapa conceitual no wiki.
O falar atribuiu novos conceitos em meu pensamento alavancando diferentes idéias e, o fazer possibilitou o entender o processo de ação/reflexão. Estes dois fatores certamente enriqueceu meu conhecimento .
Cada etapa destes dois dias foram didáticos e precisos, pois a todo momento houve uma "construção" de pensamentos, opiniões e trocas dentro de um processo de ensino-aprendizagem.
Que este caminho então continue sendo "aberto"!
Até mais!
Elis Regina.