Saturday, December 23, 2006

**ENTÃO É NATAL**

Neste Natal vamos:
Multiplicar Amor

Que nossas mãos possam ser portadoras de paz..
De afagos..
De carinho...
Que escorra delas os mais límpidos sentimentos..
de bálsamos..
de alívio..
de força..
de luz...
Que possam ser espraiados na terra árida..
fazendo germinar o amor entre as pessoas..
Multiplicando cada melhor essência de nós..
Fazendo-nos fortes ao meio à tempestade..
Deixando-nos ver o sol que nasce..
Que rompe a noite..
Que se faz dia..
Que se faz belo..
Que se faz vida!
Que se chama amor...

(Jane Lagares)

Friday, December 15, 2006

XXII SEMANA


XXII SEMANA
As atividades até aqui realizadas tem surtido efeitos muito significativos nesta jornada de curso pois, percebo e sinto diferenças nos meus conhecimentos teóricos e até mesmo práticos, uma certa reflexão, como se fossem “estratégias pedagógicas”.Refiro-me desta forma devido aos “conflitos” encontrados durante as buscas de minhas necessidades relativas aos afazeres proanos, onde os mesmos permitiram que eu ganhasse uma consciência de respostas diferentes das que eu já havia adquirido, proporcionando comparações e diversidades de vários pontos de vista. Um dos principais efeitos é ter essa consciência e a percepção durante as várias “investigações” das conquistas e construções que fiz até o momento, que, estão sendo muito úteis ao meu conhecimento.

Sunday, December 10, 2006

UM NATAL DIFERENTE - Letícia Thompson


Natal não é igual pra todo mundo. Para alguns, o Natal é diferente: não há ceias, não há músicas, não há presentes. Há sim, esperança nos olhos e dor no coração; há barriga vazia, há frio, há solidão.
Não podemos fechar os olhos ao que se passa e não podemos resolver todos os problemas do mundo. Mas podemos alcançar o que está próximo.
A menos que tenhamos um coração vazio, sempre haverá algo que podemos oferecer. Olhe ao seu redor e encontre alguém que nada tem a ver com você ou sua família, mas que precisa de algo nesse Natal: leve, então, um pouco de paz, leve amor, leve palavras e, se for necessário, um alimento.
Se cada um de nós, nada tendo, pudesse ainda compartilhar, o Natal teria mais luzes, mais rostos alegres, mais músicas e mais esperança.
Jesus nasceu para nos unir. E quando dizemos que Natal é festa da família, não significa que devemos estar entre os nossos. Me vem agora à cabeça a pergunta de Jesus sobre a qual todos deveríamos refletir: "Quem é seu próximo?"
Meu próximo é todo aquele que meu coração pode alcançar.
Jesus está presente em todo ato de amor, de partilha, pois que a maior prova do amor de Deus foi nos entregando o que Ele tinha de mais puro e sagrado para que todos nos tornássemos filhos. E se todos somos filhos, todos somos irmãos.
Seja você o Anjo que veio trazer a Boa Nova a pelo menos um coração.
Assim fazendo, nesse Natal você vai estar tornando alguém feliz, mas, além disso, vai estar send
o acolhido, uma vez mais, nos braços de Deus. Talvez o mundo se esqueça de você no futuro, mas Deus nunca se esquecerá!
Um maravilhoso Natal!!!

XXI SEMANA


XXI SEMANA
Retorno as leituras! Aliás, estamos no meio de versos, frases, palavras, idéias, pensamentos, enfim...todos os dias. Uma semana que reuniu várias atividades num momento único, pois toda a vez que tentava ir de encontro com alguma informação surgia um novo contexto ou seja, novas informações, novas direções... Portanto percebo que passo por elaborações contínuas de estruturas no pensamento, construo meu conhecimento pelo uma “via” crítica entre os conhecimentos atuais com as experiências já adquiridas, as concepções atuais que eu trago no meio em que estou são remodeladas constantemente...nossa, que confusão!!! Mas é assim que vejo o filme passar e, são nos erros e acertos que tudo vai operando mentalmente.

Sunday, December 03, 2006

XX SEMANA


XX SEMANA
Provas, testes, intervenções.....uma situação exigente do intelectual e físico também, pois, observei que quando vamos aplicar uma prova piagetiana com crianças temos que ser cautelosos com as expressões corporais, esses "indivíduos em miniatura" são totalmente atentos e espertos e, tudo eles relacionam, realmente é encantador! Além da preocupação e preparação para aplicação destas provas nesta semana, percebo que cresce em mim uma postura incômoda, ou seja, as negociações com o professor! Posso dizer que está encaminhado porém, vejo que o mesmo não quer se envolver agora pois, está no término das aulas e ele já está em clima de férias, então fico a pensar em uma atitude adequada e sensata. Acredito que eu deva ficar tranqüila pois todo início de um processo inovador desperta alguns sentimentos que por sinal podem ser benéficos.