IV SEMANA
Friday, August 25, 2006
IV SEMANA
IV SEMANA
Saturday, August 19, 2006
V SEMANA
Adaptação!
Ainda assustada com a quantidade de afazeres neste curso , percebo que minha interação e construção estão adaptando-se ao processo em relação à aprendizagem pois a psicologia genética de acordo com algumas pesquisas diz que se o indivíduo está se desenvolvendo também estará aprendendo. O texto Diferenças entre Percepção e Atividade Perceptiva coloca esta situação me fazendo ter um "olhar clínico" em relação a este processo , chamando uma atenção a mais na questão da palavra e sentido de adaptação, inteligência e aprendizagem. Realmente tudo parece ser uma adaptação.Entretanto gostaría de poder ter mais tempo para ler, pesquisar, comparar enfim, estudar com mais" tranquilidade" e, é assim que estou me sentindo, procurando situar-me neste espaço sem estar alterando meu comportamento em outros setores, como por exemplo,minha vida particular. Concordo que os compromissos e responsabilidades são gerenciadas pela própria pessoa e quando assumi outras tarefas a mesma deve ter consciência de sua "agenda"profissional e pessoal. Desta forma estou caminhando com ou sem desgaste emocional, talvez seja uma questão de "adaptação"!!!
Wednesday, August 16, 2006
Mapa Conceitual do grupo" Jeck"
Até agora...
Momento Presencial
Olá! Vamos lembrar um pouquinho desta semana?
Minha equipe Jeck apresenta:
Lista de Palavras que definem o significado de "Projeto"
interação
planejamento
trabalho
produção
pesquisa
desafio
colaboração
empatia
coletividade
arquitetar
No apanhado geral de todos os grupos, as palavras que mais apareceram foram:
1. Objetivo - 7 vezes
2. Planejamento - 6 vezes
3. Organização - 6 vezes
4. Aprendizagem - 5 vezes
5. Pesquisa - 5 vezes
6. Interação - 4 vezes
7. Colaboração - 4 vezes
8. Avaliação - 3 vezes
10. Motivação
Integrantes da equipe:
Cleusa
Elis
Jeferson
Kleder
CRTE - NRE - Londrina - Pr.
Saturday, August 12, 2006
Qual é a Mudança??
IV SEMANA
Friday, August 11, 2006
Inventário do Conhecimento
Gostaría que os colegas de curso contribuissem com algumas dicas. Portanto, dêem uma olhadinha na página e postem comentários.
Obrigada!
Wednesday, August 09, 2006
Certezas e Dúvidas
Proposta Curricular...uma “revolução” na escola
Algumas discussões, análises, parâmetros se focaram para a própria mudança, ou seja tudo que foi comentado, criticado e argumentado se voltou para o único caminho, o currículo.Relato então de uma forma sintetizada o que ocorreu no discurso das pessoas que estavam participando( Equipe de Ensino, a CRTE e Diretores).
*Plano de aula do profesor= é o planejamento , ou seja, o que organiza o ensino-aprendizado;
*Plano de Ação da Escola= organiza e articula as ações necessárias ao funcionamento do ponto de vista da gestão escolar;
*Proposta Política Pedagógica= marco situacional, conceitual e operacional, este último é o que vai instrumentalizar, fazer acontecer;
*Proposta Curricular= é o fazer acontecer o Projeto Político Pedagógico.
A construção da Proposta Curricular sugerida pela SEED contempla:
Ementa= é o que tem a ver com o tema da disciplina e com o projeto político pedagógico, por exemplo, o que os professores pensam do ensino de portugues, matemática, artes, ciências, etc...O ementário fala da realidade escolar, as metas essenciais da disciplina, os tópicos tem que estar integrados à eles mesmos.
Objetivos = tem que estar ao alcance, palpáveis.
Conteúdos = tem que ser organizados por série e por ano, pois os acontecimentos estão em constante mudanças, não é congelado.
Metodologia = vai ser o “nó” do trabalho, tem que dizer o como ele vai alcançar os objetivos que ele colocou na ementa. Precisa trazer estratégias, são as ações pedagógicas que faz com que o aluno entenda a própria realidade.
Critérios de Avaliação = que venha de encontro com todos esses aspectos, vai dizer se aconteceu ou não. É preciso que a avaliação seja formativa, qualitativa, crítica, reflexiva.
Bibliografia= o professor deve se “apoiar” naquilo que pontue, qual o documento que vai de encontro.
Enfim.... o pensamento “pedagógico’caminha nessa direção, portanto conclui-se que a Proposta Curricular não é um “documento acabado” como muitas instituições ainda pensam.
Tuesday, August 08, 2006
Ser Aluno Aprendiz é...
Sunday, August 06, 2006
Meu projeto
Experiências
III SEMANA
II SEMANA
II SEMANA
Senti uma explosão dentro de mim, pois o tempo estava curto, algumas atividades ficaram pendentes, o serviço, família e outros compromissos estavam à minha espera, tinha que familiarizar-se com as ferramentas pedagógicas, "perdida"no meio dos proas e pior...o meu PC estava dando sérios problemas(e ainda está), tendo que ir para uma LanHouse e me virar. Quanto desgaste emocional!!!
I SEMANA
I SEMANA...
Na semana presencial ao chegar em Curitiba me senti bem envolvida com tudo que estava acontecendo ao meu redor, amizades novas, aprendizagens interessantes e muito "calor humano". Ainda despercebida em relação as atividades diversas, apesar de ter recebido informações pelo professor Crediné tudo parecia caminhar sem atropelos, mas depois que a ficha caíu...